quarta-feira, 13 de março de 2013

A boa consultoria é aquela que mostra o que não se quer ver

Já ouvi muitos empresários reclamarem que ao contratarem consultores para auxiliá-los em determinados aspectos empresariais a consultoria não trouxe o resultado esperado.
O maior problema, na maioria das vezes, não está na eficiência da consultoria, (claro que existem casos e casos...) mas no que se espera delas.
A boa consultoria é aquela que mostra aquilo que não se quer ver, que indica ações que não se quer tomar, e mostra caminhos que não se quer seguir.


O problema é que muitas vezes quem contrata um consultor espera dele uma determinada resposta e se decepciona ao ouvir algo completamente diferente. Bom, se a resposta correta fosse aquela esperada pelo contratante, ele não precisaria de consultoria nenhuma pois já saberia o que fazer.
A visão externa do negócio, sem vícios nem idéias pré concebidas proporciona ao consultor a clareza da situação, muitas vezes obscura para o empresário que lida com decisões emocionais e políticas.
Uma consultoria só dará certo se o contratante estiver disposto a seguir pelo novo caminho proposto, caso contrário será o mesmo que ter uma bússola sem agulha, não te levará a lugar nenhum, perda de tempo, e dinheiro.
Qual sua opinião a respeito?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestão de postagens e ajude-nos a melhorar este espaço.