terça-feira, 8 de maio de 2012

Diga-me o que você compartilha que eu direi quem tu és!



Compartilhar virou palavra de ordem na web. A internet abriu as portas para uma nova modalidade de transmissão de informações: a de participante e não apenas espectador. Dentro desta temática, o compartilhamento representa a síntese da capacidade de participar de um conteúdo, pois a cada compartilhamento, acrescenta-se a opinião do disseminador.  

E você está preparado para compartilhar globalmente o seu conhecimento? (Gestão do Conhecimento)

Muitas pessoas / empresas têm medo de compartilhar o conhecimento por achar que suas ideias serão copiadas / roubadas. Outras acham que compartilhar significa dar algo e perder a posse sobre ele.

O motivo deste sentimento de perda é proveniente da nossa própria educação e começa lá na infância. É raro ensinarmos a uma criança que um brinquedo apenas está em sua custódia para ser usado durante tempo que necessitar. Não é necessário que ela renuncie ao brinquedo, somente temos que ensiná-la a renunciar ao seu desejo de possuí-lo eternamente.

Assim também deve ser no âmbito empresarial, onde, no fim das contas, não detemos o poder pleno sobre nenhum conhecimento, pois mesmo quando transformamos nosso conhecimento em produto e  o patenteamos, não impedimos outra pessoa, ou empresa de acrescentar melhorias e novas tecnologias na criação de um produto melhor que o seu.  

Talvez, se compreendermos o princípio de “compartilhar” possamos dar uma nova dimensão a essa visão. Um dos significados do termo compartilhar é o de participar, utilizar, experimentar ou desfrutar com os outros. Sem nenhuma implicação particular de propriedade, ou posse, simplesmente uso mútuo.

Quando compartilhamos nossos conhecimentos sem o propósito de posse, ampliamos nossos horizontes, gerando automaticamente novas relações e estas possivelmente promoverão novas oportunidades.

Saber é poder. Compartilhar o saber é potencializar o poder!

Diante disto, qual será sua próxima atitude? C O M P A R T I L H E......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestão de postagens e ajude-nos a melhorar este espaço.