segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Análise do comercial da Vivo

Em nossas análises de comerciais feitas aqui no Entreclics, já identificamos que  algumas mensagens podem dar  margem à dupla interpretação
Muitas vezes esta dupla interpretação não é intencional mas algumas campanhas fazem uso de mensagens subjetivas de forma proposital para alcançar maior proximidade com o espectador sem que ele perceba. (Para entender melhor o que que são mensagens subjetivas leia o post já publicado aqui.)
Estas mensagens nem sempre aparecem sob a forma verbal ou de texto. Um exemplo recente deste artifício pode ser verificado no comercial da Vivo sobre a promoção "Vivo Sempre", onde o avô fala ao celular com seus netos.
Assista ao comercial e tente descobrir onde está a mensagem subjetiva.





Nem todas as pessoas percebem que nas duas primeiras cenas há sempre um elemento que liga o avô ao neto  com o qual ele está conversando: O avião de brinquedo e o sorvete. Porém, quando ele está falando com a neta, o cenário todo é muito parecido dando a impressão de que ele e a neta estão no mesmo ambiente. Isso aumenta o poder de persuasão do comercial que procura passar a ideia de que com a promoção "Sempre Vivo" a ligação é tão barata que se pode até ficar falando a toa, pois se ambos estão no mesmo ambiente, não há a necessidade de usar o celular.  Este recurso serve de reforço para o diálogo sem compromisso desenvolvido entre os dois.
E você consegue perceber algum outro elemento subjetivo? Comente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestão de postagens e ajude-nos a melhorar este espaço.