sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ação de MKT do governo do ESP p/ o carnaval

A campamha publicitária de prevenção de acidentes nas estradas realizada pelo governo do Estado de São Paulo para o carnaval teve como tema o "Zé Trombada", personagem que representa o indivíduo negligente que faz imprudências no trânsito.
Para reforçar a campanha, foi realizada uma ação de marketing nos pedágios das estradas do estado com a distribuição de máscaras de carnaval com o rosto do "Zé Trombada".
No verso da máscara foi impresso o conteúdo da campanha através do seguinte texto:

 Esse aí é o Zé Trombada, um cara que vive dando mancada.
Enche a cara com a rapaziada e, depois de tomar todas, ele pega a estrada.
Esse Zé Trombada não vale nada.

 Das 20 melhores estradas do Brasil, 19 ficam em São Paulo. O Governo do Estado de São Paulo faz a parte dele, mas ainda tem muita gente sem noção que não colabora. É de matar. Você, que é gente boa, já sabe: se beber, não dirija e respeite os limites de velocidade.

 Neste carnaval, não banque o Zé Trombada. Na estrada, nada de mancada.

 Se analisarmos a ação de marketing em relação ao conteúdo, verificamos uma contradição. Ao distribuir máscaras com o rosto do Zé Trombada na verdade o incentivo é o inverso do que se espera. Uma máscara pode ser interpretada como um instrumento para esconder uma verdadeira realidade. Quem usa uma máscara, pode inconscientemente estar camuflando um comportamento.
 Assim, o que podemos interpretar com esta ação?
Ao distribuir a máscara do Zé Trombada não estaremos incentivando as pessoas a assumirem
o seu comportamento imprudente e negligente no trânsito?
Qual sua opinião a respeito? Comente

Um comentário:

  1. Também não entendi a campanha, pois qdo o governo constroi mais escolas é para dar oportunidade de ter mais estudantes, quando se distribui mais Zé Trombada é para aumentar a quantidade de Zé....e na frase não banque o Zé Trombada neste carnaval...qual o objetivo da máscara? Pois usamos estes adereços no carnaval....não entendi...O que eu faço com a máscara então?? Amany

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, opinião ou sugestão de postagens e ajude-nos a melhorar este espaço.