sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Análise de comerciais - parte 3

Em nossa última análise de comerciais, falamos sobre o cuidado necessário ao se produzir propagandas voltadas ao público infantil. Mas, e quando o comercial é destinado ao público adulto, com a participação de crianças, será que o cuidado deve ser o mesmo?
Nestes casos o que deve ser levado em conta é que embora o comercial seja direcionado a um público adulto, as crianças que ocasionalmente assistem também são influenciadas pelo seu conteúdo.
Sendo assim, todo o cuidado em sua elaboração será sempre bem vindo.
Vejamos uns casos que refletem esta necessidade:
O comercial da Mastercard "sorriso"
Sinopse: Uma garotinha fica envergonhada ao sorrir, pois está na fase de troca dos dentes de leite.
O pai percebendo o desapontamento da filha faz de tudo para alegrá-la.
Depois de várias tentativas, resolve presenteá-la com uma caixa de canetinhas.
Ao receber o presente a menina nota que falta uma caneta e descobre que ela estava com o pai que a utilizou para pintar seu dente. A menina acha a situação engraçada e então sorri.
Mensagens que o comercial passa:
- O pai é dedicado e carinhoso
- O pai não mede esforços pela felicidade da filha
- Não há nada mais importante para um pai do que o sorriso de uma criança
- Com o cartão Mastercard tudo é possível

Mensagem subjetiva que o comercial passa para as crianças:
- É permitido colorir os dentes
Visto que para a criança a figura do pai é um exemplo, torna-se fácil para ela associar aquela atitude como correta.
Além de induzir a um comportamento inadequado, existe o perigo da existência de produtos tóxicos na tinta das canetas.
Nossa sugestão para a mesma idéia do comercial
Para evitar o aspecto negativo em relação às crianças, bastaria que o pai pintasse o dente em sua foto e a usasse como uma máscara para surpreender a filha.

Veja análise de outros comerciais:
Bichinhos dos sonhos Bauducco
Moto Dafra - Apache

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestão de postagens e ajude-nos a melhorar este espaço.