quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mensagens embutidas nos comerciais

Este post inaugura uma série cujo objetivo é analisar comerciais e peças publicitárias tentando entender, dentro do processo criativo, quais as mensagens que ele destina-se a passar, e quais as mensagens ( às vezes subjetivas) que ele realmente passa.
Nossa intenção não é criticar o trabalho da agência ou questionar a qualidade do produto, mas levantar questões que podem ter passado despercebidas inclusive pelo cliente e criadores da campanha.

Vamos começar analisando o comercial da Moto Dafra:
Sinopse: Uma moto Dafra modelo Apache compete dentro de uma piscina numa prova de natação com Cesar Cielo e vence.



Mensagens que a propaganda deveria passar segundo nossa análise:
- A moto Apache tem ótima aceleração
- A moto ou seus componentes não enferrujam, por isso podem entrar na água.

Mensagens que efetivamente o comercial passa segundo nossa análise:
- A moto Apache não é tão rápida assim
Explicação: Quando comparamos o desempenho de uma máquina com um ser humano (ainda que ele seja o melhor em sua categoria) sempre teremos a máquina em vantagem visto que ela automatiza a tarefa (a menos que esteja com defeito), porém quando a comparamos com outra máquina, aí sim podemos realmente avaliar seu desempenho. É como comparar cebola com abacaxi, não dá. Portanto podemos subentender que a partir do momento que a comparação foi feita com um ser humano é porque não se queria correr o risco da moto em questão não atingir o desempenho esperado em relação a outras motos.
- A moto Apache é automatizada
Explicação: Como a moto "nada" sem piloto ela foi projetada para realizar tarefas sozinha.

Nossa sugestão para esta mesma idéia:
Já que o nome da moto é Apache, uma tribo indígena, a competição deveria ser entre a moto e uma flecha que é o principal instrumento dos índios. O cenário poderia ser bem rústico com pedras e irregularidades no terreno para mostrar que a moto enfrenta qualquer desafio e ainda obtém um excelente desempenho conseguindo vencer de uma flecha que também é sinônimo de velocidade. Trazendo para um contexto atual e esportivo, como se pretendeu com o comercial, teríamos um arqueiro de competições olímpicas e uma flecha com tecnologia de ponta o que valorizaria ainda mais a capacidade da moto.

Com certeza outras mensagens ficam subentendidas neste comercial. Isto depende da interpretação de cada um. Queremos saber quais mensagens este comercial passa para você. Deixe um comentário e compartilhe sua opinião.

5 comentários:

  1. Prezados senhores :

    Bom dia !

    Estive dias desses pensando em um comercial que falasse sobre a importância de se usar capacete ...
    Na verdade sou mais um dentre milhões , que acha que criou algo que possa dar certo ...
    É meio irônico , mas acredito que haja algum proveito :

    A cena é o seguinte :

    A jovem sai de casa com o namorado , mas com o capacete em punho ...
    O namorado porém não se importa em levá-lo ...
    A namorada por sua vez o repreende e , o faz lembrar da importância vital de se usar o acessório ...
    Um tanto quanto irritado ele ainda assim acaba por aceitar a repreensão e , por fim , coloca o capacete e segue para a praia , conforme o combinado ...
    No entanto , ao se aproximarem do seu destino , acabam por colidirem com um caminhão em alta velocidade ...
    Conclusão : Na calçada aparecem somente as cabeças dos dois , com os seus devidos capacetes com o seguinte diálogo da namorada :

    '' Eu não te disse querido que o capacete é um acessório indispensável e que salva vidas ...???''

    Gente : Sou radialista , imitador e desejo ter uma boa idéia divulgada ... Quem sabe é agora a hora ...???

    Abraços á todos e ... Muito sucesso !!!

    Silvio : s.ferreira.moraes@bol.com.br

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  2. Oi Silvio, Agradecemos seu comentário. Achamos sua idéia bem interessante para uma charge. Percebe-se que você é bom no lado humorístico! Para um comercial de TV, vc não acha que esta idéia é um pouco agressiva? Talvez precise de algumas adaptações. Parabéns por tentar promover a conscientização do uso do capacete. Sucesso em suas criações! (",('o',)

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  3. A idéia não é de todo ruim, mas a execução deixou muito a desejar! A imagem não convence, dá para ver que foi montagem - e das ruins. Poderiam ter filmado com um piloto em uma área com água rasa e fazer a montagem final. Da maneira como foi colocada, ficou infantilizada a imagem da moto... Mas gostei da idéia da flexa.

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  4. Olá Carlos,
    Obrigado por compartilhar sua opinião.
    Também achamos que a ideia original de explorar o tema competição não foi totalmente ruim, o que faltou foi analisar todas as interpretações possíveis que o comercial proporcionaria nos telespectadores...
    Nossa sugestão usando a flecha foi para mostrar que é possível aplicar outras soluções a um mesmo conceito criativo. Existem muitas outras possibilidades para este mesmo tema... é só usar a criatividade.
    Um abraço (",('o',)

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