sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mais sobre mensagens subliminares


Dando continuidade ao tema mensagens subliminares, apresentamos outro quadro de Octávio Ocampo que contém elementos subliminares.

Analisando a imagem, facilmente percebemos o rosto de uma mulher, porém ao ampliarmos o quadro, verificamos que seu rosto é formado por esquilos e delineado por um galho de árvore.
Porém isto não é tudo. Oculto no galho, existe a figura de um homem deitado e nú. (clareamos a imagem para facilitar a visualização).
Aí está o subliminar da história... O que significa a presença deste homem ?
Se observarmos sua posição, veremos que seu braços estão para trás como se ele estivesse amarrado, aliado a isso, as folhagens do galho parecem muito mais espinhos do que folhas, dando a impressão de que o homem está deitado sobre eles.
O conjunto todo passa idéia de submissão, e como a mulher tem maior destaque, por estar em zoom, pode ser considerada a dominadora, o que fica mais evidente se observarmos que de sua boca "escorre sangue" (observe melhor este detalhe na foto pequena). Apesar da expressão serena da mulher, o sangue lhe confere um ar perverso (típico de vampiro) que suga as forças de sua vítima.
Essa condição de submissão é reforçada pelos esquilos (supostamente um casal) onde a fêmea (mais gorda) segura o alimento protegendo-o com seu corpo da aproximação do macho.
Você vê outros significados neste quadro? Compartilhe conosco sua opinião, deixe seu comentário.

2 comentários:

  1. Já conhecia esta imagem mas não sabia da existencia do homem.... complementando esta linha de raciocínio...a mulher não se importa com o homem...seu olhar está direcionado para algo distante....ignorando a presença dele

    ResponderExcluir
  2. Naauum concordo, p/ mim este rosto d mulher significa a mãe natureza ferida diante do egoísmo dos seres vivos incluindo o homem. Porém este está com aspecto d tronco d árvore p/ mostrar q a mãe natureza é + forte que ele por isso q ele está com os braços amarrados. Ele depende dela p/ sobreviver

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, opinião ou sugestão de postagens e ajude-nos a melhorar este espaço.