quarta-feira, 14 de abril de 2010

Linguagem Subliminar

Depois de publicar o post sobre elementos subliminares em logotipos, recebemos vários pedidos para falarmos mais sobre o assunto. Pesquisamos e encontramos um artista que domina muito bem esta arte.

Trata-se de Octavio Ocampo, artista Mexicano nascido em 1943, que utiliza a sobreposição e justaposição de várias imagens para formar um quadro. À primeira vista não percebemos a presença das imagens que formam a cena. Aos poucos vamos descobrindo em cada detalhe do quadro uma imagem “escondida”. O que é mais interessante é que normalmente as imagens que compõem o a cena também fazem parte do tema.
Veja alguns de seus quadros em tamanho reduzido e observe quantos detalhes aparecem quando eles são  ampliados.

A primeira vista vemos apenas o rosto de uma mulher, mas ao ampliarmos o quadro...

 
 
 

 
 
Neste quadro, além das figuras que formam a imagem, encontramos um elemento em especial usado para passar uma mensagem de forma subliminar: Poucos reparam, mas no céu há um avião de caça, que foge do contexto histórico e temporal do tema. Através deste elemento passa-se a idéia de que episódios  como o que ocorreu com a morte de Jesus (de cunho político religioso pela disputa do poder) se repetem atualmente através das guerras, ou ainda que a guerra representa o massacre de uma população oprimida ( veja para onde está direcionado o olhar de Jesus ao carregar a cruz) diante de uma disputa de poder.
 

Você consegue perceber outras mensagens nestes quadros?
Deixe seu cometário a respeito!

2 comentários:

  1. peguem na net o rosto do spectreman e do ultraman king
    (personagens japoneses) e virem de ponta cabeça, aparecerá
    um rosto nada legal. hehehe...(façam a experiencia e postem isso aqui).

    ResponderExcluir
  2. Parece que tem um rosto no pano da mulher de preto

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, opinião ou sugestão de postagens e ajude-nos a melhorar este espaço.