terça-feira, 9 de março de 2010

Identidade Corporativa – Por onde começar?

Muitas pessoas acreditam que o desenvolvimento da identidade de uma empresa se resume na criação de um logotipo, e pronto. O que é um enorme erro.
A identidade corporativa é um conceito muito mais abrangente do que a imagem passada por um logotipo. Este é apenas a ponta do iceberg no que se refere à construção da imagem corporativa no mercado. Além dele, fazem parte deste processo: a criação e padronização de todos os materiais impressos e de papelaria, a identificação visual da fachada e dos ambientes internos da empresa, a personalização da frota e dos uniformes dos funcionários, além de todo material utilizado na divulgação da empresa nos mais variados tipos de mídia. Onde o mais importante é integrar todos estes materiais dentro de uma mesma linguagem, criando uma unidade entre eles. É o que chamamos de arquitetura da marca.
Veja abaixo alguns bons exemplos, desenvolvidos pela Agência de Comunicação  Top Asiole , do que vem a ser este mix de materiais seguindo uma padronização :


.................................................................................


................................................................................


 
..................................................................................




Porém é importante lembrar a comunicação é que viabiliza a construção da identidade corporativa, e permite que as organizações gerem no ambiente externo uma imagem institucional coerente e competitiva.
Aqui entra em cena uma habilidade extremamente importante para a construção da marca: Brand Governance.
É a capacidade de projetar e sustentar no mercado, uma imagem sólida e diferenciada capaz de identificar e destacar a empresa diante da concorrência.
É lógico, portanto, concluir que somente através da comunicação estratégica e eficiente da identidade, forma-se uma imagem verdadeira na mente do seu público.
Aí eu lhe pergunto quem deveria fazer este trabalho?
(   ) As pessoas de diferentes áreas tratando da comunicação da empresa, cada uma com sua visão?
(   ) Diversos fornecedores contratados, cada qual para desenvolver um material específico com linguagens e estratégias diferentes?
Parece óbvio que NENHUMA das respostas estejam corretas, não é? Mas é o que mais acontece...
Com certeza deveria ser um profissional ou uma empresa especializada em comunicação integrada ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestão de postagens e ajude-nos a melhorar este espaço.