quarta-feira, 31 de março de 2010

Elementos subliminares em logotipos

Como havíamos prometido em outro post, vamos verificar como alguns designers usam elementos subliminares ou subjetivos na construção de logotipos.
Primeiro vamos às definições:
Mensagem Subliminar: A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. A percepção subliminar é de fato comprovada cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências.
Mensagem Subjetiva: è aquela que pertence ao sujeito enquanto ser consciente, que é do domínio da consciência.
Fonte: Wikipédia
Em outras palavras, podemos resumir da seguinte forma: subliminar é o que foge à nossa consciência e subjetivo é algo que está "escondido ou camuflado" que podemos perceber conscientemente, porém exige um certo esforço.
Com relação a construção de logotipos o mais comum é a utilização de elementos subjetivos para reforçar alguma característica importante.
Vejamos alguns exemplos:
O logotipo do Habib´s tem em sua construção um apóstrofe invertido! Esse elemento subjetivo ( ele está ali e pode ser percebido conscientemente) passa a idéia de uma esfiha mordida. De forma subliminar este detalhe pode despertar uma vontade incosciente de comer esfiha...

O logo da Amazon tem uma seta que passa a idéia de velocidade, porém poucos associam esta seta à idéia de diversidade: produtos de "a" a "z".

O logo Fedex também tem uma seta (um pouco mais camuflada) para passar a idéia de agilidade.
Se você não viu, está entre o "E" e o "x".


Muitos analisam o logo do Banco do Brasil como sendo 2 Bs invertidos e entrelaçados, mas também podemos perceber uma estilização do cifrão "$", elemento que caracteriza perfeitamente a atividade das instituições financeiras.

Selecionamos apenas alguns exemplos, mas em breve colocaremos outros.

Para quem gostou deste assunto recomendamos visitar o blog Elo Comunicação que tem uma postagem interessante sobre logotipos.

Aviso: As marcas e slogans usados neste post são utilizados para mera ilustração e fins informativos e pertencem a seus respectivos proprietários. O editor deste blog não tem propriedade sobre elas e nem as subsidia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestão de postagens e ajude-nos a melhorar este espaço.